Antonio Matias Gil

26 Março 2008

Sucesso de um site… para além da taxa de conversão

Filed under: Web Analytics — Etiquetas:, — antoniomatiasgil @ 8:05 pm

A Taxa de Conversão é uma das mais conhecidas e utilizadas métricas de Web Analytics. A Taxa de Conversão é usada para avaliar o sucesso de um site e mede a capacidade de conversão de um utilizador. Eis alguns exemplos:

  • Dos visitantes que navegaram no nosso site, que percentagem efectivamente comprou? (utilizado sobretudo no sites de eCommerce / comércio electrónico B-C)
  • Dos visitantes que navegaram no nosso site, que percentagem deixou os seus dados para solicitar mais informações? (utilizado sobretudo no sites de comércio electrónico B-B)
  • Dos visitantes que navegaram no nosso site, que percentagem subscreveu a nossa newsletter ou os nossos feeds? (utilizado sobretudo no sites de informação)

A maioria dos consultores de Web Analytics utilizam esta métrica pois é fácil de medir, de fácil entendimento e permite criar a métrica mais apetecível: o ROI. Todavia, podemos e devemos utilizar outras taxas de conversão para conseguirmos ter uma panorâmica geral do sucesso do web site. Por exemplo, se o seu site tem uma taxa de vendas de 1% (99% dos visitantes do seu site não compram nada online), isso é bom ou mau?

Depende. Se o seu único canal de vendas é o seu site, poderá eventualmente ser mau. Todavia, se grande parte das suas vendas se fazem offline e o seu site serve apenas para informar o mercado sobre os seus produtos, então se calhar a taxa de conversão de 1% já pode ser boa. Ou pensando melhor, nem boa nem má, mas insuficiente, pois necessita de métricas de conversão auxiliares como: “Qual a percentagem de visitantes que consultou as fichas técnicas dos meus produtos?”. Há muito para dizer sobre este tema, mas recomendo fortemente a leitura do post Measure Macro AND Micro Conversions que me inspirou a escrever estas linhas.

Anúncios

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: